domingo, 5 de maio de 2013

Não morrerei


Estudar a Bíblia exige mais que mera leitura



            Ler a Bíblia de qualquer forma de nada adianta, pois devemos observar que as coisas de Deus devem ser feitas com decência. E, nesse sentido, devemos antes de tudo pedir a Deus através de oração sabedoria para não apenas olharmos aquilo que é o óbvio, porém termos verdadeiros olhos de águia, e assim dominar o texto proposto mais amplamente possível para honra e glória de Deus.
            Por outro lado, temos de observar também que Paulo escrevendo à igreja de Coríntios diz que: "Ora, o homem natural não compreende as coisas de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente", (I Co 2:14). Observa-se nesse texto, a exortação do apóstolo com relação àqueles que não conhecem a Deus, e querem buscar explicações para as mesmas segundo seus supérfluos entendimentos e não chega a lugar nenhum, pois não há outra forma de entendimento das mesmas a não ser espiritualmente. Aqui, vale dizer que se tomarmos essa lição para nós Paulo está dizendo indiretamente os crentes em Jesus Cristo, os quais são novas criaturas devem agir de forma compatível a um homem nascido de novamente.

            Entretanto, o hábito de estudar a Palavra deve ser algo comum na vida do homem ou mulher que já deixou as coisas velhas para trás. Por isso, deve-se marcar ou escrever em um caderno em anexo as palavras ou expressões com as quais não estamos acostumados, e fazermos uma análise do texto sempre dentro de um contexto, ou melhor, de uma situação. Dicionário bíblico, chave bíblica e concordância podem e serão fundamentais também.
        Pesquisar de forma cotidiana. Esse é outro fator decisivo, pois aprimora mais e mais a nossa capacidade de compreensão. Não é à toa que o salmista, diz: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". (Sl 1:2). É interessante notar-se que o texto não faz uma mera referência para meditarmos sobre a Palavra de Deus em determinado momento específico, porém em tempo integral: dia e noite. Implicando, porém, em trazermos tais palavras para nosso viver diário: nossos negócios, nossa vida pessoal, etc.
              Local especial. Essa é outra etapa fundamental quando estudamos a Bíblia. Você conhece algum atleta de ponta que não treine arduamente, ou ainda, que treine apenas quando ele quer? Certamente não, pois sua vida de competição bem sucedida dependerá de alguns fatores como: repouso, alimentação, vida regrada, treinos árduos e contínuos, e acima de tudo de um bom treinador. Assim, também é o crente. Precisa da mesma dedicação que os atletas disponibilizam para os seus treinamentos e consequentes vitórias nas competições.


                                                                                                                                          Magno Richards